Interceptado: FAB intercepta aeronave suspeita sobrevoando em Território Yanomami

Foto: Reprodução/FAB

Na segunda-feira (29), uma aeronave suspeita foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB). O avião sobrevoava uma área a oeste de Boa Vista, a cerca de 100 km da capital de Roraima.

O avião, um Cessna 182, realizava tráfego aéreo ilícito à Terra Indígena Yanomami. A área sobrevoada faz parte da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), que tem regras rígidas para voo. Ao desobedecer essas regras, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela Polícia Federal.

A defesa aérea chegou a realizar um Tiro de Aviso (TAV), já que a aeronave suspeita não cumpriu as ordens dadas pelo piloto da FAB. Depois do tiro, o avião fez um pouso em uma pista de terra. A Polícia Federal apreendeu a aeronave, mas o piloto conseguiu fugir do local. 

Segundo apuração da emissora Band junto ao sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, a matrícula da aeronave interceptada está cancelada desde maio de 2022. As operações para táxi aéreo também haviam sido negadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui