José Mucio Monteiro, ministro da defesa, pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um aumento nos salários dos militares. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a solicitação foi realizada após pedidos dos comandantes das Forças Armadas.
O chefe da pasta teria sugerido aumento de 9%. O ministro teria se reunido com o presidente e a ministra da Gestão, Esther Dweck. Uma nova rodada de conversas sobre o tema será feita em setembro e outubro, quando as discussões sobre o orçamento de 2024 devem ganhar tração.
O pedido ocorre em meio a crescente desconfiança de Lula nas Forças Armadas, admitida por ele no início do ano, e que tem se tornado cada vez mais palpável com os novos casos, como os de exoneração e afastamento do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
A avaliação nas cúpulas militares, especialmente no Exército, é que há uma insatisfação generalizada de praças e suboficiais com os salários recebidos. A tese defendida pela Defesa é a de que o tratamento de civis e militares deve ser o mesmo.