Números de abstenções na Bahia caem

Apesar das operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal que atrapalharam o deslocamento de eleitores em algumas cidades da Bahia, a abstenção diminuiu no estado. Neste domingo (30), as urnas contaram com cerca de cem mil votos a mais em relação ao primeiro turno, quando 21,35% dos cidadãos aptos a votar, 2.408.564 de eleitores, se abstiveram. A abstenção total no domingo foi de 20,48%, número que equivale a 2.311.271 baianos. 

O comparecimento no segundo turno também foi maior em outros 14 estados do país. No quadro nacional, foi a primeira vez que a quantidade de abstenções do primeiro turno superou o segundo. Neste domingo, 20,58% não votaram, enquanto, na primeira etapa das eleições, 20,95% se abstiveram. 

Os estados do Nordeste, Sudeste e o Distrito Federal concentraram as maiores porcentagens de comparecimento às urnas. Mesmo não tendo eleições para governador neste segundo turno, o DF teve o menor número de abstenções, de 16,72%, seguido por Paraíba, 16,74%, e Ceará, 17,14%.  

Em contrapartida, o Acre foi o estado onde eleitores mais deixaram de ir às urnas, com taxa de 28,41%. A abstenção cresceu em quase 5%. 

Com informações do site Metro1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui