No início da tarde desta terça-feira (5), profissionais da área de enfermagem protestaram na frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sediada no bairro do Comércio, em Salvador. A categoria pede o pagamento da Lei do Piso Salarial, a ação causou congestionamento na região.
O ato é realizado um dia após o governo do estado da Bahia, anunciar que o pagamento deve ser feito aos trabalhadores na folha salarial do mês de setembro. Com relação aos servidores e funcionários municipais, a Secretaria de Saúde da Bahia informou que o repasse foi feito pelo MS diretamente para as prefeituras que implantaram o piso para os profissionais.
De acordo com a Secretaria de Gestão (Semge), o recurso recebido da União para a assistência financeira complementar na quinta-feira (31), foi repassado integralmente para os servidores, o que é negado pelos profissionais
Segundo a secretaria, o repasse foi feito segundo o cálculo do Governo Federal, que determinou o quanto a prefeitura deveria repassar, individualmente, a cada profissional. A Semge informou ainda que continua em diálogo com a categoria para facilitar e sanar as dúvidas em relação ao repasse da União.