Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha apontou que 58% dos eleitores do Brasil são contra o fim da reeleição. Outros 41% são a favor da proibição da prática. A pesquisa foi realizada entre a terça-feira (19) e quarta-feira (20) e ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país. A margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os eleitores do PT, 67% deles são a favor de que o direito de candidatos se reelegerem em um segundo mandato. Já em relação aos bolsonaristas, 54% deles são a favor da medida estabelecida.
Entre os que apoiam a manutenção do regime de reeleição, estão os jovens de 16 a 24 anos com 71%. Já 47% dos mais velhos defendem o fim desta possibilidade. 61% dos menos instruidos são a favor junto com 62% dos mais ricos. 2% não souberam responder a pesquisa.
A reeleição foi instituida através da Emenda Constitucional 16, de 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). No final de 2023, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), passou a defender o fim da reeleição e atualmente busca consenso entre os partidos em torno da pauta.