Nova operação: PF prende esposa de deputado baiano apontado como chefe de grupo miliciano

PF prende esposa de deputado baiano.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Nesta terça-feira (9), a esposa o deputado estadual da Bahia Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Patriota), Mayana Cerqueira foi presa preventivamente pela Polícia Federal (PF) durante a ‘Operação Hybris’. A informação foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A “Hybris” é um desdobramento da “Operação El Patron”, que investiga uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada em Feira de Santana e cidades vizinhas.

Além da prisão preventiva, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos estavam cinco policiais militares. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados e a suspensão das funções públicas dos PMs. A decisão foi expedida pela 1º Vara Criminal de Feira de Santana. De acordo com as investigações do MP, os policiais integram o braço armado do grupo miliciano. Eles seriam os responsáveis pela segurança das atividades do grupo e por ocultar a propriedade de bens.

Binho Galinha, apontado como o chefe da organização criminosa, já foi alvo de busca e apreensão e bloqueio de bens durante a operação ‘El Patrón’, no dia 7 de dezembro de 2023. Cerca de 200 policiais federais e estaduais participaram da operação desta terça-feira, que contou ainda com a atuação de 13 auditores-fiscais, analistas tributários da Receita Federal e promotores de Justiça do Gaeco baiano. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui