O governador Rui Costa encaminhou na sexta-feira (17) para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o projeto de lei que define o reajuste geral do funcionalismo estadual para 2022.
A proposta é de reajuste linear de 4% para todo o funcionalismo público, incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo estadual. Além de reestruturações (com incrementos reais aos vencimentos/soldos) para servidores da Educação, Saúde, Segurança Pública e do grupo técnico administrativo.
“Trabalhamos com a premissa de assegurar ganhos maiores aos servidores com menores remunerações. Empreendemos esforços para melhorar os salários de forma responsável, mas sempre com atenção aos limites da capacidade financeira do Estado”, afirma o governador Rui Costa.
Após essa informação, passou a circular nas redes sociais inúmeras manifestações raivosas de policiais. Eles consideram que esse reajuste é um desrespeito com a categoria, uma vez que, já estão a quase 8 anos sem aumento e assim acumulando, ao longo desse período, 46% de defasagem salarial.
Segundo o ex deputado Estadual cap Tadeu: o aumento de 4% é insignificante. E que é preciso a divulgação do projeto na integra para avaliar melhor”. Ainda não há detalhes sobre quando o projeto será votado pelos deputados, mas de acordo com o governo as mudanças estão previstas para o mês de janeiro.