Sefaz lança posto de autoatendimento para facilitar serviços ao contribuinte

Sefaz Salvador

Secretaria também disponibiliza wi-fi gratuito e máquinas de avaliação de atendimento

A Secretaria Municipal da Fazenda lançou, na última segunda-feira (30), uma série de novidades na central de atendimento, localizada no Centro. Além de Wi-Fi grátis e terminais de avaliação, os cidadãos que vierem até a sede da pasta contarão com um ponto de autoatendimento para realizar 20 tipos de serviços, como emissão de 2ª via de tributos e parcelamentos, consultas no cadastro mobiliário e imobiliário, entre outros.

O computador tem como finalidade facilitar e agilizar a vida do contribuinte que não tem acesso à internet ou não possui conhecimento em informática. Com a instalação do novo equipamento, os colaboradores da secretaria conseguirão orientar os cidadãos na realização do cadastro da Senha Web e parcelamento de débitos.

As melhorias dos serviços no atendimento são resultado da Pesquisa de Satisfação ‘Avalie Sefaz’, que ouviu cerca de 2 mil cidadãos que utilizam os serviços da pasta. Para ajudar na avaliação, o órgão disponibilizou cerca de 33 totens nos guichês de atendimento.

A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, ressalta que a instalação do totem, Wi-Fi e terminais de pesquisa de satisfação é mais uma ação de modernização da pasta em busca de um acolhimento ainda melhor para os cidadãos soteropolitanos.

“A nossa intenção é fazer com que a secretaria esteja cada dia mais integrada com as necessidades do povo de Salvador. Queremos um atendimento mais moderno e eficiente. A intenção é sempre somar para melhorar ainda mais a prestação de serviços que oferecemos ao contribuinte”, disse.

FAS – Outra ação de modernização lançada neste mês foi o Formulário de Atendimento Virtual da Sefaz (FAS), uma plataforma que funciona dentro do próprio site da secretaria e proporciona mais interação com o setor de atendimento, permitindo o acompanhamento do status do serviço pelo número de protocolo e a inserção de documentos em diversas fases. A ferramenta já realizou quase 1.500 atendimentos desde o lançamento. O contribuinte pode acessar a aba através do site fas.sefaz.salvador.ba.gov.br.

Confira a lista dos serviços disponíveis no totem de autoatendimento: 

  • Emissão Certidão Negativa de Débitos Mobiliários (TFF/ISS) 
  • Emissão Certidão Negativa de Débitos Imobiliários (IPTU) 
  • Emissão Certidão de Dados Cadastrais de Imóveis 
  • Emissão 2ª via Débitos Imobiliários (IPTU/TRSD/ITIV) 
  • Emissão 2º via de Débitos Mobiliários (TFF/ISS/TLL)
  • Emissão de Ficha Cadastral de Profissionais Autônomos
  • Emissão de Ficha Cadastral de Microempreendedor 
  • Consulta de Processos Administrativos 
  • Emissão do Valor Venal Atualizado (para cálculo de ITIV) 
  • Emissão de Declaração de ITIV (Imposto de Transmissão Inter Vivos)
  • Emissão de 2ª via de IPTU/TRSD
  • Emissão de 2ª via TFF/ISS Autônomo 
  • Emissão de 2ª via de TFF Empresa 
  • Emissão de Alvará de Funcionamento de Empresas 
  • Emissão de Alvará de Funcionamento de MEI 
  • Emissão de Alvará de Funcionamento de Autônomo
  • Emissão de Cartão de CGA de Autônomos 
  • Emissão de Ficha Cadastral Resumida (empresa) 
  • Validação de Certidão de Débitos Imobiliários 
  • Validação de Certidão de Débitos Mobiliários 
  • Validação de Alvará de Funcionamento 
  • Validação de Cartão de CGA 
  • Consulta ao CADIN

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