
Secretaria também disponibiliza wi-fi gratuito e máquinas de avaliação de atendimento
A Secretaria Municipal da Fazenda lançou, na última segunda-feira (30), uma série de novidades na central de atendimento, localizada no Centro. Além de Wi-Fi grátis e terminais de avaliação, os cidadãos que vierem até a sede da pasta contarão com um ponto de autoatendimento para realizar 20 tipos de serviços, como emissão de 2ª via de tributos e parcelamentos, consultas no cadastro mobiliário e imobiliário, entre outros.
O computador tem como finalidade facilitar e agilizar a vida do contribuinte que não tem acesso à internet ou não possui conhecimento em informática. Com a instalação do novo equipamento, os colaboradores da secretaria conseguirão orientar os cidadãos na realização do cadastro da Senha Web e parcelamento de débitos.
As melhorias dos serviços no atendimento são resultado da Pesquisa de Satisfação ‘Avalie Sefaz’, que ouviu cerca de 2 mil cidadãos que utilizam os serviços da pasta. Para ajudar na avaliação, o órgão disponibilizou cerca de 33 totens nos guichês de atendimento.
A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, ressalta que a instalação do totem, Wi-Fi e terminais de pesquisa de satisfação é mais uma ação de modernização da pasta em busca de um acolhimento ainda melhor para os cidadãos soteropolitanos.
“A nossa intenção é fazer com que a secretaria esteja cada dia mais integrada com as necessidades do povo de Salvador. Queremos um atendimento mais moderno e eficiente. A intenção é sempre somar para melhorar ainda mais a prestação de serviços que oferecemos ao contribuinte”, disse.
FAS – Outra ação de modernização lançada neste mês foi o Formulário de Atendimento Virtual da Sefaz (FAS), uma plataforma que funciona dentro do próprio site da secretaria e proporciona mais interação com o setor de atendimento, permitindo o acompanhamento do status do serviço pelo número de protocolo e a inserção de documentos em diversas fases. A ferramenta já realizou quase 1.500 atendimentos desde o lançamento. O contribuinte pode acessar a aba através do site fas.sefaz.salvador.ba.gov.br.
Confira a lista dos serviços disponíveis no totem de autoatendimento:
- Emissão Certidão Negativa de Débitos Mobiliários (TFF/ISS)
- Emissão Certidão Negativa de Débitos Imobiliários (IPTU)
- Emissão Certidão de Dados Cadastrais de Imóveis
- Emissão 2ª via Débitos Imobiliários (IPTU/TRSD/ITIV)
- Emissão 2º via de Débitos Mobiliários (TFF/ISS/TLL)
- Emissão de Ficha Cadastral de Profissionais Autônomos
- Emissão de Ficha Cadastral de Microempreendedor
- Consulta de Processos Administrativos
- Emissão do Valor Venal Atualizado (para cálculo de ITIV)
- Emissão de Declaração de ITIV (Imposto de Transmissão Inter Vivos)
- Emissão de 2ª via de IPTU/TRSD
- Emissão de 2ª via TFF/ISS Autônomo
- Emissão de 2ª via de TFF Empresa
- Emissão de Alvará de Funcionamento de Empresas
- Emissão de Alvará de Funcionamento de MEI
- Emissão de Alvará de Funcionamento de Autônomo
- Emissão de Cartão de CGA de Autônomos
- Emissão de Ficha Cadastral Resumida (empresa)
- Validação de Certidão de Débitos Imobiliários
- Validação de Certidão de Débitos Mobiliários
- Validação de Alvará de Funcionamento
- Validação de Cartão de CGA
- Consulta ao CADIN