Sesab afirma que risco de contaminação entre humanos pela gripe aviária é baixo

Em decorrência do crescimento de casos de transmissão por influenza aviária, o governo federal decretou, nesta semana, estado de emergência zoossanitária por 180 dias . Apesar disso, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou ao site Metro1, através de nota, que o risco de uma pandemia em humanos causada pela gripe aviária (H5N1) é baixo e que “os casos de gripe aviária entre seres humanos são ocasionais”.

A Sesab ressaltou que, embora seja um vírus de baixa contaminação, é importante o monitoramento dos casos. “É importante que a Vigilância Epidemiológica Estadual e Municipal estejam atentas à possibilidade de infecção de mamíferos marinhos, aves silvestres oceânicas entre outras espécies de animais, pois, o vírus H5N1 é de alta patogenicidade em aves”, informou.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, colegiado integrado à Sesab, Marcos Sampaio, acrescentou que, apesar do vírus não infectar os humanos com facilidade, é necessário que sejam tomadas ações de prevenção, para evitar que a circulação da doença possa gerar mutações no vírus e torná-lo mais contagioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui