A Bahia segue enfrentando desafios na campanha para imunizar a população contra dengue, até às 14h da segunda-feira (4) foram aplicadas 35.383 doses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), ao todo, 170.540 doses foram recebidas do Ministério da Saúde.
O foco inicial da campanha de vacinação são crianças e adolescentes de 10 e 11 anos. E as duas doses da vacina serão ministradas com intervalo de 90 dias. Com 23.458 casos prováveis de dengue até o dia 29 de fevereiro, a Bahia já registra nove mortes por dengue nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Irecê, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça. A Sesab confirmou a nona morte nesta terça-feira (5), a vítima morava em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste do estado.
Em um esforço para frear a crescente ameaça, o Governo do Estado já investiu mais de R$19 milhões em ações. O governador também lançou a campanha estadual de combate à Dengue, ampliando a frota estadual de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê. Após a aquisição de nove veículos, agora o estado possui 36 equipamentos disponíveis.
Também foram distribuídos 3.685 kits para agentes de combate às endemias em 129 municípios que estão em estado de epidemia ou alerta, de um total de 11.750 adquiridos pelo governo estadual. Os kits restantes serão gradualmente entregues aos 288 municípios restantes.
Mais informações sobre os casos da doença e as medidas tomadas pelo estado no site da secretaria. Até a segunda-feira (4), apenas 11% das doses da vacina contra dengue haviam sido aplicadas em todo o país.