Greve do INSS completa um mês na Bahia e beneficiários lamentam falta de atendimento: ‘Descaso com o contribuinte’

inss pericia

Associação dos médicos peritos diz que mais de 22 mil perícias deixaram de ser realizadas no período da suspensão das atividades.

A greve dos servidores e médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia completa um mês nesta terça-feira (26). A falta de atendimento tem gerado insatisfação e reclamações por parte dos beneficiários.

Mesmo com os serviços suspensos, os atendimentos têm sido agendados normalmente pela central telefônica, onde atuam trabalhadores de empresa terceirizadas pelo órgão.

Com isso, alguns beneficiários se deslocam até os postos e agências do INSS, na tentativa de passar pelo exame pericial e somente na unidade são avisadas, por vigilantes, que os servidores não estão em serviço.

Algumas pessoas reclamam que as perícias foram reagendadas mais de uma vez e, mesmo com as novas datas, são informadas que não seria possível fazer o exame, seja por problemas estruturais nos postos ou por causa da greve iniciada no final de março.

“Quero mostrar minha indignação para este descaso do INSS para conosco, contribuinte. Dei entrada no INSS para fazer a perícia 24 de janeiro e não foi feita devido a um problema no ar condicionado na agência de Brotas. Remarcou para 16 de fevereiro e não foi feita por causa do mesmo problema. Remarcou para 11 de abril. Cheguei lá, não estava fazendo por causa da greve. Agora marcou para 13 de julho”, disse um dos beneficiários, que buscava atendimento em Salvador nesta manhã.

Posto do INSS no bairro de Brotas, em Salvador, com atendimento suspenso por causa da greve dos servidores — Foto: Reprodução/TV Bahia

Posto do INSS no bairro de Brotas, em Salvador, com atendimento suspenso por causa da greve dos servidores — Foto: Reprodução/TV Bahia

A greve no estado faz parte de um ato nacional, que começou com os servidores e, quatro dias depois, teve a adesão dos médicos. As principais reivindicações das categorias é a contratação de pelo menos 1.100 servidores e melhores condições de trabalho e um reajuste salarial de 19,99%.

De acordo com a associação que representa os médicos peritos, cerca de 22 mil perícias deixaram de ser feitas desde o início da greve dos servidores.

O coordenador do sindicato dos Servidores da Previdência (Sindprev), Edivaldo Santa Rita, disse que os trabalhadores se reuniram com a presidência do INSS, mas não houve acordo entre as partes. “É lamentável que chegamos a 30 dias de paralisação a nível nacional. O que pleiteamos com prioridade é concurso público. Se não houver, essa máquina pública vai ficar sempre deficiente para atender a população”, pontuou.

Como reagendar atendimento

Agendamento pode ser feito pelo site Meu INSS — Foto: INSS/Divulgação

Agendamento pode ser feito pelo site Meu INSS — Foto: INSS/Divulgação

Mesmo sem uma data para o fim da greve, é possível reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Outra opção é acessar o site ou Meu INSS e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência.

  • INSS: Como consultar benefícios sem precisar ir a uma agência

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição.

Pelo app também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135.

Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento ao local. O segurado pode solicitar, ainda, que o serviço seja reagendado pelo atendente – e depois confirmar a remarcação pelo 135, pedindo número de protocolo.

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